Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Rui Vitória bateu Jesus e tem de recuar 30 anos para ver melhor registo

Apenas Eriksson conseguiu um registo mais mortífero do que o técnico encarnado e, na altura, os avançados eram menos goleadores.

A vitória do Benfica por 3-1 diante do Paços de Ferreira carimbou as ‘águias’ como formação mais goleadora do campeonato e apenas Sven-Goran Eriksson conseguiu um registo melhor do que Rui Vitória, há 32 anos.
Os ‘encarnados’ somam agora um total de 63 golos em 23 jornadas e é necessário recuar até à temporada 83/84 para encontrar um registo melhor do que este. Nessa época, o técnico sueco viu a sua equipa balançar as redes em 72 ocasiões nas primeiras 23 jornadas da I Liga, dá conta o Record.
Rui Vitória, à partida para esta jornada, apenas precisava de ver os seus jogadores marcarem mais um golo para ultrapassar o recorde de Jorge Jesus durante o tempo em que esteve à frente das ‘águias’: em 09/10 e 12/13.
Jonas e Mitroglou, uma ‘dupla dos diabos’ que tem revelado estar em grande forma tem contribuído em grande parte para este registo, com 38 tentos. 24 foram do dianteiro brasileiro e 14 foram conseguidos pelo grego. Fazendo as contas, ambos valem 60,32 por cento dos golos encarnados.
Em jeito de comparação, estes registos são muito superiores aos de Nené e Diamantino, que em 83/84 eram orientados por Eriksson, e que significavam 44 por cento dos tentos das ‘águias’.
Não obstante, Jonas e Mitroglou não destoam do registo conseguido pela equipa e formam uma dupla tão goleadora que é capaz de bater os registos dos melhores duos de avançados que trabalharam com Jorge Jesus: Cardozo e Saviola.
Em 09/10, o paraguaio e o argentino tinham marcado apenas metade dos 38 tentos registados pelos dois dianteiros à 23.ª ronda. Jonas é um dos concorrentes à viytória na Bota de Ouro europeia e Mitroglou já marca há sete jornadas consecutivas, algo que poucos conseguiram no Benfica.
Rui Vitória demorou a arrancar, com uma época aos solavancos e tendo mesmo visto os adeptos duvidarem do seu trabalho, mas o pulso forte de Luís Filipe Vieira revelou-se acertado quando este manteve a confiança no técnico. A verdade é que o Benfica está na luta pelo título e Jorge Jesus nunca conseguiu registo goleador idêntico.
Fonte: NM


Nenhum comentário: