Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Disco de vidro “5D” pode armazenar dados por 13.8 milhões de anos

disco de vidro armazena por bilh
Quem ainda sofre com HDs externos que não suportam arquivos suficientes ou com aquele pacote de iCloud que mal aguenta os seus vídeos e fotos do celular, aqui vem uma boa notícia: um disco de vidro que usa nanotecnologia poderá guardar 360TB de dados.
Cientistas do centro de pesquisa ótica da Universidade de Southampton (Reino Unido) anunciaram nesta semana que finalmente aperfeiçoaram uma técnica que pode gravar dados em cinco dimensões e armazenar tudo por bilhões de anos.
O método “entalha” os dados em um disco termicamente estável usando raios laser que duram um femtossegundo (um segundo dividido por um trilhão). O disco suporta temperaturas até 1000° C e em temperatura ambiente pode durar até 13.8 bilhões de anos.
disco de vidro
disco de vidro
Cada arquivo é composto de três camadas de pontos na escala nanométrica (um metro dividido por um milhão). O lado, orientação e posição dentro das três dimensões clássicas padrão constituem o que foi chamado de cinco dimensões, ou 5D. Esses pontos mudam a polarização da luz que viaja pelo disco. Essa luz é lida usando um microscópio e um polarizador.
O grupo de cientistas demonstrou a nova tecnologia pela primeira vez em 2013, quando conseguiam armazenar 300kb no disco. Nos últimos três anos, eles aperfeiçoaram a técnica e gravaram em um disco todo o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Magna Carta, da Bíblia do Rei Jaime e da Ótica de Newton.
declaração dos direitos humanos
“É empolgante pensar que criamos a tecnologia para preservar documentos e informação para armazenar isso para gerações futuras”, afirmou o professor do centro de pesquisa, Peter Kazansky. “Essa tecnologia pode assegurar as últimas evidências da civilização: tudo o que aprendemos não será perdido”. 
Fonte: hypescience

Nenhum comentário: